O Que Faz Um Comissário de Bordo Internacional?

O Que Faz Um Comissário de Bordo Internacional Brasileiro? Quando perguntamos para as pessoas em geral o que faz um comissária de voo é natural receber respostas incompletas ou que se desviam das funções reais. Para quem pensa em seguir nessa carreira é interessante ter uma ideia mais bem delineada da lista de funções que contempla desde a recepção dos passageiros até prestação de socorro em caso de emergência.

  

O Que Faz Um Comissário de Bordo e Suas Atividades?

Os profissionais que atuam como aeromoça e comissários de bordo devem atender as demandas dos viajantes de maneira que eles tenham uma experiência de conforto e tranquilidade no ar além de auxiliar a tripulação. Dentre as atribuições do que faz um comissário de bordo estão receber e encaminhar os passageiros para as suas poltronas.

Após os tripulantes estarem sentados é importante que esse profissional faça a verificação se todos os cintos estão devidamente afivelados e que as poltronas estão nas posições certas. Durante a viagem os comissários de bordo devem atender as necessidades dos passageiros bem como tirar as dúvidas que surjam. As funções mais conhecidas desses profissionais são de distribuição dos kits de alimentação e kits de pernoite.

  

Perfil Para Ser Comissário de Bordo

Cada profissão exige algum tipo de traço de personalidade para que as atividades possam ser realizadas com mais assertividade. No que diz respeito a comissários de bordo o mais relevante em características pessoais é ser calmo e ter autocontrole. Nem sempre é fácil ter controle sobre tantas pessoas que se encontram numa situação de tensão.

Voar não é exatamente tranquilo para todos e assim o comissário deve estar preparado para enfrentar possíveis situações de estresse como passageiros que se alteram. Nem todos gostam do que é oferecido como alimentação durante as viagens e em alguns voos as turbulências podem acarretar em descontrole. Sendo assim parte o que faz um comissário de bordo é administrar as relações humanas durante a viagem.

  

Saiba mais

Qual o Salário de Um Comissário de Bordo

Curso de Comissário de Bordo Online (Grátis)

Como Ser Comissário de Bordo (Passo a Passo)

O Que é Um Agente Aeroportuário?

  

Conhecimentos Necessários

Para atuar nesse segmento é necessário ter conhecimentos básicos de navegação aérea, a respeito do funcionamento das aeronaves bem como conceitos de meteorologia, sobrevivência no oceano e na selva e até como combater fogo. Os comissários precisam saber ainda como prestar socorro em situações extremas como engasgos, ataques cardíacos e paradas respiratórias.

  

O Que é Necessário Para Ser Um Comissário de Voo?

Para ser um comissário de voo é necessário ser maior de 18 anos de idade e ter o ensino médio completo. Não é exigida formação superior para atuar nessa profissão, mas é preciso atender a outros requisitos como passar em provas específicas. Os interessados em atuar como comissários precisam cumprir o programa de instrução teórica e prática, que é estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo.

Além disso, as comissárias ainda devem ser aprovados num curso que seja homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ser aprovado na banca de exames da agência. O Certificado Médico Aeronáutico 2ª classe deverá ser obtido e estar válido.

  

Diferentes Possibilidades

Dentro da profissão de comissário de bordo existem outras subdivisões como, por exemplo, aquela dos comissários de voos nacionais e voos internacionais. Os comissários ainda são divididos pela classe a que atendem dentro da aeronave. Todas essas divisões fazem diferença no quanto ganha esse profissional bem como nas suas atribuições.

  

O Processo Seletivo

Sabendo o que faz um comissário de bordo e atendendo aos pré-requisitos listados acima os profissionais poderão participar dos processos seletivos realizados pelas empresas do segmento. Nesses processos de recrutamento as companhias aéreas costumam realizar entrevista pessoal bem como empreender testes médicos e psicológicos.

  

Treinamento

Os profissionais que passam nos processos seletivos das companhias aéreas não começam direto nas suas funções. Primeiro os contratados passam por um treinamento para que realmente estejam preparados para as demandas de ser um comissário de bordo.

  

Carreira

Como em outras profissões a carreira de comissário de bordo permite que o profissional cresça e seja promovido. Nesse caso o que acontece é que o comissário passa a realizar escalas diferentes e que são entendidas como mais importantes. Os que se interessam pela profissão devem ter bem claro que não se trata de um trabalho somente para viajar e conhecer o mundo.

Durante bastante tempo os comissários atuam na mesma escala, a principal função do comissário é garantir que o voo seja tranquilo para todos tanto para a tripulação quanto mais os passageiros. Dessa forma é um trabalho que exige responsabilidade, preparo e disposição para empreender suas funções.

  

Tenha Certeza

Sabendo tudo o que faz um comissário de bordo você tem mais ferramentas para saber se realmente deseja investir nessa profissão. Se você concluiu que tem o perfil e o real desejo de atuar como comissário então não perca mais tempo e procure um curso homologado pela ANAC para começar a trilhar o seu caminho.

Lembramos que os comissários de bordo passam muito tempo se preparando para poder cumprir as suas tarefas. Quando se tem certeza do que se deseja e se tem amor pela profissão não é nenhum sacrifício se dedicar tanto.

  

Curiosidade – Como Surgiu a Profissão?

Atualmente os voos contam com comissários e comissárias, porém, durante bastante tempo houve ligação entre a função e as mulheres. Muitas pessoas chamam as comissárias de aeromoças até hoje.

Na década de 1930 uma enfermeira chamada Ellen Church que gostava muito de aviação fez a sugestão de que a Boeing Air Transport passasse a contar com enfermeiras a bordo dos seus aviões para que os passageiros pudessem contar com auxílio caso passassem mal. Como a presença das enfermeiras começou a tornar as viagens mais tranquilas, especialmente para os passageiros que tinham medo de voar, logo a função fez sucesso.

No começo somente eram aceitas mulheres solteiras, que não tivessem filhos e que atendessem um padrão de peso e altura. Com o passar do tempo os requisitos foram passando por mudanças e os homens começaram a ser aceitos. Aliás, foi pela presença masculina que a profissão mudou de nome de aeromoça para comissário de bordo. Então gostou de saber o que faz um comissário de bordo?

  

Se Você Gostou e Tem Interesse em Ser Comissário Preencha Abaixo Para Fazer o Curso Gratuito!
(VAGAS LIMITADAS)

Aprenda Passo a Passo Como Ser Comissário de Bordo Certificado (Nacional e Internacional)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *