Currículo Comissário de Bordo Como Fazer (Detalhado)

Currículo Comissário de Bordo um dos segmentos profissionais que mais chama atenção de quem está em busca de oportunidades é o da aviação. Ser comissário de bordo ou aeromoça representa uma oportunidade de conhecer outros países e receber um bom salário.

A seguir vamos dar algumas dicas de como montar currículo comissário de bordo e ter a chance de conquistar uma boa vaga. Quem sabe essa é a profissão certa para você? Saiba também o que é necessário para se tornar um comissário de bordo ou aeromoça.

  

Quais São os Requisitos Para ser e Ter Currículo Comissário de Bordo?

Os comissários de voo e aeromoças devem ter mais de 18 anos de idade e o ensino médio completo. A profissão não exige formação superior, mas é necessário se formar no curso específico para a função. Ter altura entre 1,58 e 1,80 metros e homens entre 1,65 e 1,85 metros. A justificativa das empresas é que essa faixa de altura é a melhor tanto para a locomoção dentro da aeronave como para alcançar os bagageiros na hora de auxiliar os passageiros.

  

Qual o Caminho Para se Tornar Comissário de Bordo?

Para que os profissionais possam atuar nesse mercado a dica é encontrar uma escola de aviação que ofereça o curso com o mínimo de 138 horas-aulas (tempo de quatro a cinco meses). A escola deve estar na relação de escolas homologadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) Após a conclusão do curso os candidatos precisam ser avaliados num exame realizado no Hospital da Aeronáutica (HASP). Também é preciso ser aprovado na prova aplicada pela ANAC obtendo o curso, o certificado médico e a aprovação na prova só assim você poderá exercer a função.

As companhias aéreas costumam realizar processos de seleção para contratar os seus comissários de bordo. O processo começa com uma entrevista pessoal com cada candidato e os que passam dessa etapa passam por novos testes médicos e psicológicos. Se acontecer a contratação a comissária de bordo precisa ter mais 27 horas de treinamento para conhecer especificamente as aeronaves em que irão atuar.

Na sequência o treinamento tem mais 15 horas de estágio e para assegurar que os comissários estão realmente preparados para a função passam por uma prova prática cuja aplicação é feita por profissionais que são indicados pela ANAC. Todo esse processo é necessário pelo fato de que a função dos comissários de voo é agir como um agente de segurança.

  

Saiba Mais

Como Ser Agente de Aeroporto

Quanto Ganha Um Comissário de Bordo

  

Dicas Para Montar Bom Currículo Comissário de Bordo:

Para conseguir participar dos processos seletivos das companhias aéreas é necessário ter um currículo interessante. Abaixo listamos alguns itens que não podem faltar, saber como direcionar as informações constantes no currículo faz toda a diferença na hora de disputar vagas no mercado.

  

Diagramação do Currículo Comissário de Bordo:

Dissemos acima que boa aparência do candidato a comissário de bordo ou aeromoça é importante e reafirmamos que a aparência conta também no caso da diagramação do currículo. Um documento mal diagramado em que não haja nenhum tipo de padrão na escolha da fonte e adição de subtítulos com certeza não será nem considerado.

Sendo assim, tenha o cuidado de estabelecer um modelo para o seu currículo, você pode procurar modelos na internet. Mantenha a mesma fonte em todo o documento e adicione o efeito de letra bold (negrito) para os subtítulos. Organize as informações de maneira coerente, ou seja, numa ordem lógica. Comece com uma apresentação de você mesmo como nome completo, idade, cidade de origem e siga para as informações profissionais.

  

Estude a Empresa: Nem todo currículo deve ser igual, cada empresa possui as suas características próprias e demonstrar conhece-las pode ajudar a ser chamado para uma entrevista. Um exemplo simples disso é, por exemplo, saber que dentre as companhias aéreas a TAM prefere utilizar a nomenclatura aeromoça para as comissárias mulheres. Outras empresas usam o termo comissário/comissária para homens e mulheres.

Procure saber ainda quais são os diferenciais que realmente contam para cada empresa, você pode perguntar para amigos que já trabalhem nessas empresas. Mantenha-se a todo momento atualizado sobre a evolução ou retração de empresas de aviação que interessam para saber em que momento estão contratando mais e em melhores condições.

  

Quesitos Pessoais: Fazer currículo comissário de bordo é um pouco diferente do currículo de outras profissões no que diz respeito a questões pessoais. Como a figura do comissário precisa atender a um padrão as companhias gostam de receber currículos que tenham foto do candidato(a). O tamanho da foto considerada padrão é 5×7 cm e de preferência deve ser feita para esse fim específico.

Isso significa ir a um estúdio para tirar a foto que será anexada ou impressa no seu currículo. Os interessados em ser comissários de bordo devem estar com a barba aparada ou sem barba e usando terno e gravata.

  

Idiomas: Quem fez cursos de idiomas, mesmo não sendo uma exigência para trabalhar como comissário em voos domésticos, deve mencioná-los na montagem do currículo. Esse tipo de curso funciona como um diferencial. Outros cursos como de atendimento ao público e oratória, por exemplo, também são bem-vindos.

Em qualquer profissão é muito difícil conseguir atenção dos possíveis contratantes com português errado, não é mesmo? Então leia com atenção o seu currículo e para ter certeza que não tem erros peça para um amigo ou familiar fazer uma revisão. Se tiver conhecidos que trabalham em empresas do ramo peça que deem uma revisada nas informações para saber se são realmente pertinentes para as vagas que você vai disputar.

  

Envie Um Currículo de Cada Vez:

Essa dica pode parecer estranha, mas saiba que é muito importante, pois nenhuma empresa gosta de receber um e-mail para uma vaga com inúmeros destinatários em anexo.

Aprenda Passo a Passo Como Ser Comissário de Bordo Certificado (Nacional e Internacional)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *